Histórico
A Universidade Federal Fluminense (UFF) está situada na área denominada Região Metropolitana II que abrange, além da cidade de Niterói, as cidades de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim, com uma população total de cerca de 2.500.000 habitantes e tem campi avançados em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, entre eles: Angra dos Reis, Rio das Flores, Volta Redonda, Santo Antônio de Pádua, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, Nova Iguaçu, Petrópolis e Nova Friburgo, e em Oriximiná, no Estado do Pará, onde mantém um campus avançado há várias décadas. De importância incontestável no cenário acadêmico nacional, a UFF tem se notabilizado por oferecer à comunidade acadêmica ideias inovadoras que possibilitem o desenvolvimento científico e tecnológico, ligadas à resolução de problemas de interesse público e valorização das necessidades da pessoa humana, a fim de tornar a vida útil, produtiva e agradável.
A formação de profissionais altamente qualificados capazes de atender, particularmente nas áreas mais diretamente vinculadas ao mundo do trabalho e ao sistema produtivo, acompanhando a demanda de profissionais altamente qualificados, é a meta da UFF, e isso tem sido possível através do aperfeiçoamento sólido que deve se seguir à especialização, proporcionando oportunidades na área de gestão e docência, especialmente em áreas de demanda latente por formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu com vistas ao desenvolvimento socioeconômico e cultural do país, como consideradas na portaria normativa nº 7 de 28 de dezembro de 2009, do Ministério da Educação. Além do mais, a necessidade de se capacitar e treinar pesquisadores e profissionais destinados a aumentar o potencial interno na geração, difusão e utilização de conhecimentos científicos, mormente a aqueles que estão concluindo seus cursos de especialização em nível de Residência Médica, estreitando as relações entre as universidades e o setor produtivo.
A proposta alavancada pela citada portaria normativa do MEC, que estabelece um caráter profissionalizante junto ao mestrado, é motivadora e coaduna com as potencialidades institucionais de se preparar o profissional para desenvolver e/ou influenciar as metas a serem alcançadas pelo sistema de saúde, tanto público quanto privado.